A indústria da Região Sul lidera a intenção de lançar produtos entre janeiro e agosto deste ano. O dado é do Índice de Atividade Industrial elaborado pela Associação Brasileira de Automação - GS1 Brasil.
Segundo o levantamento, a intenção de lançamento nas fábricas de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná cresceu 14,3% nos primeiros oito meses do ano ante igual período de 2020. Em seguida, aparecem o Sudeste, com 9,8%, e o Nordeste, com 1,2%.
Para fazer a análise, a GS1-Brasil considera os pedidos de novos códigos de barras de produtos emitidos pelas empresas, ou seja, de itens que precisam de etiquetas novas porque não existiam antes.
O setor industrial gaúcho acumula alta de 9,9% na intenção de lançamento de produtos por parte da indústria. Mas o melhor desempenho registrado na região foi das empresas catarinenses, com alta de 22% na mesma base de comparação.
Apesar de liderar entre as regiões, o Sul enfrentou queda em agosto, em relação a julho, de 27,4%. Também houve recuo na comparação com o mesmo mês de 2020, de 9,7%. O mesmo ocorre no Rio Grande do Sul, que teve queda de 7% em relação ao mesmo mês do ano passado e de tombo de 20,8% ante o mês imediatamente anterior.
Na avaliação de Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação - GS1 Brasil, a desaceleração na intenção de lançamento de produtos normalmente observada a partir de setembro chegou mais cedo neste ano.
— Com o segundo mês de queda no país, retornamos ao patamar de abril, o que sugere arrefecimento no otimismo do empresariado e moderação para o lançamento de produtos — afirma Virginia.
*Colaborou Camila Silva