Atingida por incêndio, a Florestal Alimentos, de Lajeado, é uma gigante: está entre as maiores fabricantes de candies (balas e doces) da América do Sul, a maior de pirulitos planos na região e dona de marcas de chocolate de Gramado, como Planalto e Caracol.
Nos últimos anos, a empresa cresceu muito com aquisições. A primeira foi a da Boavistense, ainda em 2010, que a transformou na segunda maior em balas do Brasil. Em 2018, comprou a Planalto. Pouco mais de um ano depois, adquiriu também a Caracol.
A vocação para compras da Florestal também fez passar por seu portfólio uma marca muito tradicional no Estado, a Neugebauer. Foi uma passagem rápida: foi compra em 2009 e revendida em 2010, para o grupo Vonpar, que permanece no controle até hoje.
Na época da venda, a Florestal assinou um acordo com cláusula que a impedia de retornar ao segmento de chocolates por cinco anos. A partir de 2015, voltou a investir nesse segmento. Fundada em 1936, a Florestal começou com a produção de balas duras tradicionais. Atualmente, tem cerca de 200 produtos e cerca de mil funcionários.
No final do ano passado, mesmo em meio à pandemia, havia dado início à expansão de lojas: a primeira loja própria, a Florestal Candies, em Gramado, e um novo ponto de venda da Planalto, uma de suas marcas. Exporta cerca de 20% das vendas totais para 80 países dos cinco continentes.