Porto-alegrenses que precisaram de serviços de laboratório do Weinmann, um dos maiores da Capital, não conseguiram acesso na terça-feira (22). Nesta quarta-feira (23), um comunicado no site do grupo Fleury, dono da rede gaúcha, informa que os sistemas "estão indisponíveis no momento", ou seja, o problema ainda não foi resolvido.
Todo o grupo ficou com o sistema fora do ar, como consequência de um ataque hacker.
Consultada, a rede confirmou o problema e sua causa à coluna por meio de nota enviada na terça-feira à tarde:
"Informamos que nossos sistemas estão indisponíveis neste momento e que estamos priorizando o restabelecimento dos serviços. As causas dessa indisponibilidade foram originadas a partir da tentativa de ataque externo aos nossos sistemas, que estão tendo suas operações restabelecidas com todos os recursos e esforços técnicos para a rápida normalização dos nossos serviços."
Entre o final de abril e o final da primeira quinzena de maio, o Tribunal de Justiça do Estado teve sua atividade prejudicada por um ataque em que hackers exigem resgate para devolver a normalidade ao sistema.
Atualização 1: ainda não há normalização nos serviços da rede, mas conforme nova nota publicada pelo Fleury na noite de terça-feira (22), o grupo tenta adotar "soluções de contingência" para retomar o atendimento aos clientes. Leia a íntegra abaixo:
O Fleury S.A. ("Grupo Fleury" ou "Companhia") comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que, nesta data, sofreu ataque cibernético em seu ambiente de tecnologia da informação, que resultou em indisponibilidade em parte de seus sistemas e operação. A Companhia seguiu seus protocolos de segurança e controle com o objetivo de minimizar seus eventuais impactos. Neste momento, atua de forma diligente e com foco para mitigar os efeitos causados, bem como avaliar a extensão do incidente. Vale destacar que a Companhia adotou medidas com o propósito de manter o atendimento aos seus clientes por meio de soluções de contingência. As atualizações pertinentes a este tema serão levadas a conhecimento do mercado tempestivamente.
Atualização 2: no início da tarde desta quarta-feira (23), o grupo Fleury enviou mais uma nota à imprensa sobre a situação do seus serviços, veja a íntegra:
"Com o objetivo de compartilhar atualização sobre o restabelecimento dos nossos serviços após indisponibilidade decorrente da tentativa de ataque externo aos nossos sistemas, informamos que estamos com um grupo de profissionais altamente especializados em tecnologia e segurança da informação avançando consistentemente nas soluções para realizarmos uma retomada gradual e segura dos nossos serviços.
Vale salientar que nossa base de dados está íntegra e que o atendimento em todas as nossas unidades segue acontecendo ainda por meio de ação de contingência para garantir a prestação de serviços aos nossos clientes, que seguem recebendo nosso foco de atenção."