Impactados desde 28 de abril por um ataque hacker, os sistemas do Tribunal de Justiça (TJ-RS) aos poucos estão voltando a operar. O presidente de Corte, desembargador Voltaire de Lima Moraes, expediu resolução anunciando a retomada da fluência dos prazos dos processos eletrônicos a partir de segunda-feira (17).
Os prazos dos processos físicos continuam suspensos. Conforme o TJ-RS, o motivo é a instabilidade dos sistemas relacionados a essas ações e a necessidade de revisão dos computadores de todo o estado, que está sendo realizada.
A retomada das atividades presenciais estava perto de ocorrer, após mudança da bandeira preta para a vermelha no modelo de distanciamento controlado, quando o sistema de informática do TJ-RS sofreu o ataque hacker no fim de abril e isso precisou ser adiado.
Também foi anunciada a reabertura de forma gradual dos prédios dos foros e do Tribunal de Justiça a partir de segunda-feira para atendimento externo e carga dos processos.
A Corregedoria-Geral da Justiça informará quais comarcas estão liberadas para o retorno às atividades presenciais, atualizando a listagem conforme a evolução dos trabalhos na área de informática.