Para apoiar a participação feminina na inovação, o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) passa a ter um programa para desenvolver startups em estágio inicial fundadas por mulheres ou com sócias.
O programa Women on the Road tem apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
O propósito é incentivar futuras empreendedoras e provocar conexões que gerem oportunidades de negócio entre empreendedoras do ecossistema. Interessadas no programa previsto para o segundo semestre podem enviar e-mail para tecnopuc.startups@pucrs.br.
Estão incluídas oito semanas de imersão no ecossistema do Tecnopuc, com workshops exclusivos e mentorias de empreendedora para empreendedora para oito startups fundadas ou cofundadas majoritariamente por mulheres de diferentes localidades e diferentes mercados.
As três startups que se destacarem nessa primeira fase, chamada de "warm-up", terão acesso direto ao programa de desenvolvimento do Tecnopuc (Road) para validação do modelo de negócio. As demais startups selecionadas terão 75% de desconto no programa. As as equipes devem ser formadas por, no mínimo, duas empreendedoras, ou 75% do grupo. A solução inovadora proposta deve ter base tecnológica.
Diretora-presidente do BRDE, Leany Lemos afirma que a participação no programa reafirma o compromisso com a ASG (aportuguesamento do ESG, ou alinhamento a aspectos ambientais, sociais e de governança) e a Agenda 2030. Dados do Female Founders Report, da Distrito (2021), mostram que apenas 9,8% das startups são fundadas ou cofundadas por mulheres, e muitos desses negócios não ultrapassam o estágio inicial por encontrarem dificuldades no processo de validação.