A pandemia mudou a forma de buscar imóveis e incluiu novas "necessidades" nos novos empreendimentos.
A incorporadora Forma Inc concebeu um edifício de alto padrão com apartamentos que já vêm com local planejado para o home office e, mais ainda, para gravar lives. Batizado de Espaço Live, a peça pode ser adaptada conforme as necessidades dos moradores.
— Aquele espaço de trabalho improvisado na casa de muitos desde o início do ano passado veio para ficar. E percebemos que pode ser muito mais adequado e interessante — explica Peter Schamaedecke, diretor comercial da Forma.
No bairro Três Figueiras, em Porto Alegre, o prédio será para poucos. Um apartamento não custa menos de R$ 2,3 milhões. A empresa estima que o valor geral de vendas (VGV) do empreendimento será de R$ 117 milhões. Serão 42 apartamentos, dos quais 14 serão duplex (com dois andares), com três suítes e living em pé direito duplo, com 173 metros quadrados. Outros 28 terão 182 metros quadrados, também com três suítes. Desses, três unidades são do tipo garden, com espaço interno que varia entre 221 e 327 metros quadrados.
Segundo Schamaedecke, esse tipo de living é outro diferencial da construção. Pé direito é o termo utilizado para a medida entre o chão e o teto de uma construção. Em geral, a medida é de 2,70 metros, mas há a possibilidade de ter o dobro altura, como no Duos.
Coletivamente, os moradores terão acesso a espaço gourmet, salão de festas e espaço fogo, pensado para confraternizações com lareira ao ar livre. O empreendimento ainda conta com estrutura para a prática de esportes, como o espaço fitness e as piscinas para adultos e crianças. Para desenvolver o projeto, a incorporadora fez pesquisa com moradores da Capital para saber quais eram as demandas entre os possíveis clientes da empresa.
Entre as "reivindicações", os entrevistados citaram a necessidade de aumentar o espaço das suítes e incluir um espaço para lazer e trabalho nos apartamentos. O levantamento foi feito pela Braind, consultoria de São Paulo. A Forma Inc faz parte do Grupo Empresarial Kuhn, há 73 anos no mercado.