A coluna informou o início das vendas do prédio assinado pela Pininfarina, o estúdio de design da Ferrari, que é apresentado pela construtora como o "mais luxuoso de Porto Alegre".
Os leitores, claro, ficaram curiosos sobre o preço. Oficialmente, a Cyrela, construtora do edifício, diz que o valor é informado "sob consulta". Mas com base em estimativa entre o menor e o maior valor potenciais, os apartamentos custariam entre quatro e 12 Ferrari "de entrada", ou seja, as de menor preço no mercado.
A amplitude de preço é tão grande porque os apartamentos vão de 333 metros quadrados a 750 metros quadrados, neste último caso, para duplex, ou seja, para unidades com dois andares do prédio. Para lembrar, são apenas 25 unidades.
A coluna só havia recebido uma fotografia do plantão de venda, que abriga uma Ferrari em seu interior, mas descobriu, no site da empresa, a imagem que acompanha essa nota, que dá uma ideia da fachada com as linhas curvas tão identificadas à Pininfarina.
Além de tamanho, localização e grife, o que determina o valor dos imóveis é o material utilizado. Conforme a construtora, os utilizados na construção do Cyrela by Pininarina vão de clássicos, como o mármore, a itens de tecnologia de ponta.
Ao contrário do que costuma ocorrer com empreendimentos "normais", as imagens de projeto também são restritas aos clientes. A única disponível no site, habitualmente repleto de detalhes, é esta que acompanha a nota. Conforme avaliações de mercado, as vendas no mercado imobiliário também estão aceleradas nesse segmento de alto luxo, que é diferente do "alto padrão". A pandemia tem restringido gastos no topo da pirâmide socioeconômica e exigido mais hora de trabalho em casa. Nesse segmento habituado a gastar em dólares, a desvalorização do real ante a moeda americana estimula compras no Brasil.
Os detalhes do luxo
Não dá para mostrar, mas dá para contar: o Cyrela by Pininfarina terá apenas 25 unidades residenciais em uma torre única. As persianas dos dormitórios serão automatizadas, haverá espera para calefação nos pisos dos banheiros, e um gerador atenderá a todas unidades autônomas para iluminação, tomadas e ar condicionado.
A infraestrutura de lazer vai ocupar dois pavimentos de áreas comuns. Serão dois salões de festas com área gourmet, brinquedoteca, playground, fitness com área externa com equipamentos da marca Technogym – considerados "inteligentes" –, espaço pet, piscina externa e coberta, com raia de 25 metros, sauna seca, sala de massagem e sala de jogos.
Cada unidade terá quatro vagas de garagem com depósitos individuais, que garantem espaço extra para armazenamento. Todas terão tomadas para carregar carros elétricos.