Lançado em 2016, o Condomínio Laken, em Gramado, precisou esperar muito pela Licença de Operação dos órgãos ambientais que autoriza os proprietários a construírem suas casas.
Com a recente concessão da permissão para que os proprietários ergam suas casas, a GRM Empreendimentos começou a venda dos 65 lotes com áreas entre 800 e 1,3 mil metros quadrados.
Em meio à natureza do local, entre o parque Snowland e o centro da cidade, o condomínio deve seu nome, na versão em alemão, a um lago de 16 mil metros quadrados, dimensão similar ao famoso Lago Negro.
O projeto do arquiteto uruguaio Rudy Fork privilegia a vista de todos os lotes para o lago, sem intervenção de postes e fiação, totalmente subterrânea. Todas as vias são asfaltadas.
Ao menos uma construção já começou: é um prédio residencial com apenas seis apartamentos, incluindo duas coberturas duplex, com áreas que variam entre 280 e 460 metros quadrados. Os condôminos terão acesso a um serviço opcional de arrumadeiras, que também será estendido para os proprietários dos lotes.
O Laken tem salão de festas, espaço fitness, área kids, piscina com raia de natação, quadra de tênis coberta, espaço gourmet e uma wine house. No lago, será autorizada a prática de esportes como stand up paddle e pesca esportiva. O valor esperado com as vendas (VGV) do condomínio é de R$ 85 milhões.