Na terra em que não tem crise – ou onde ao menos o impacto é menor –, tem espaço até para empreendimentos de alto luxo. Na contramão da desaceleração do mercado imobiliário no país, a GRM Empreendimentos Imobiliários, dos irmãos Guilherme e Gabriela Ruschel Michaelsen, vai lançar o Laken Gramado, condomínio de 65 lotes em 23 mil metros quadrados de mata nativa preservada, bosques, jardins e, claro, um lago.
Os terrenos variam de 800 a 1,3 mil m² e também está previsto um prédio com seis apartamentos. Todas as unidades terão vista permanente, na RS 235, a menos de cinco minutos do centro de Gramado. E para garantir a inclusão na categoria, vem com sistema de segurança, club house com salão de jogos, espaço kids, piscina térmica com raia para natação, quadra de tênis coberta, salão de festas, fitness, espaço gourmet e espaço wine house, para degustação de vinhos.
O lago permitirá esportes aquáticos como stand up paddle e pesca esportiva. Fazem parte, ainda, do 'kit luxo' do empreendimento, serviço de arrumadeira, quatro metros de largura nas duas laterais das vias de circulação, o dobro da medida usual. A eletrificação é subterrânea, para reduzir poluição visual. O projeto é da Fork Projetos, do arquiteto uruguaio Rudy Fork. Apesar do cuidado, a promessa é de baixo custo condominial e boa relação custo/benefício.