Um dos pioneiros em inovação na construção civil no Estado, o escritório de engenharia Joal Teitelbaum, de Porto Alegre, conseguiu reduzir reduziu em 18% o cronograma de duas obras em execução em Porto Alegre.
Conseguiu diminuir em seis meses o prazo de um projeto que duraria três anos e meio, com previsão para entre abril e junho de 2022. A incomum redução de prazo de obra — o mais comum é atrasar — foi possível por meio de parceria com a Prevision, uma plataforma de Santa Catarina para planejamento e gestão eficiente de obras.
O escritório, fundado em 1961, acelerou a entrega de obras com o uso da solução tecnológica da construtech de Santa Catarina. A Prevision usa os conceitos conhecidos como lean construction (construção enxuta), pelo qual consegue reduzir custos e desperdícios, acelerar processos e obter mais agilidade nas entregas. São uma alternativa ao formato de trabalho mais usado na construção civil, chamado Metodologia Gantt, criada há mais de cem anos.
Além da Joal Teitelbaum, outras cinco empresas gaúchas estão usado a nova tecnologia, entre as quais a construtora Porto 5 e a Climb Consulting. Em tempos de mercado aquecido na construção civil, reduzir prazo também significa aumentar a velocidade para aproveitar o momento.
A Prevision já está presente em 19 obras no Rio Grande do Sul e em 600 no país. Paula Lunardelli, co-fundadora e CEO da Prevision, afirma que o grande objetivo da inovação é trazer retorno sobre investimento. No caso da Joal Teitelbaum, levando em conta apenas os custos fixos médios, a redução de prazo traria resultados 10 vezes maiores do que o investimento feito pela empresa na plataforma, segundo Paula.