Na véspera da Cúpula do Clima, a Amazon e a Global Optimism anunciaram que o número de empresas signatárias do The Climate Pledge (Compromisso do Clima) mais do que dobrou, de 48 para cem.
Entre as 52 novas assinaturas, estão as de grandes conglomerados como Colgate-Palmolive, Heineken, PepsiCo, Telefónica e Visa.
No documento, as empresas se comprometem a medir e relatar emissões de gases de efeito estufa, implementar estratégias de descarbonização alinhadas ao Acordo de Paris e zerar emissões líquidas de carbono até 2040, 10 anos antes do previsto no tratado.
Com as novas adesões, o grupo soma US$ 1,4 trilhão em vendas anuais e 5 milhões de funcionários em 25 setores de 16 países. Conforme o comunicado, todos os signatários estão adotando ações de alto impacto baseadas na ciência para enfrentar as mudanças climáticas e inovando na eficiência da cadeia de suprimentos, transporte sustentável, economia circular e soluções de energia limpa, entre outras providências.
O comunicado distribuído em todo o mundo que chegou ao e-mail da coluna lembra que a Amazon lançou o compromisso climático há menos de dois anos e inclui uma citação de seu CEO, Jeff Bezos:
— Estamos orgulhosos de fazer parceria com outros signatários para usar nossa escala para descarbonizar a economia por meio da inovação.
A Global Optimism é uma organização fundada por dois ex-integrantes do Painel do Clima da ONU, Christiana Figueres e Tom Rivett-Carnac. Na apresentação da entidade, explicam que seu trabalho "é definido pelo espírito do otimismo teimoso, um padrão mental baseado na coragem e na determinação diante de difíceis mudanças sistêmicas". Ambos consideram a meta de zerar a emissão líquida de carbono até 2050, meta do Acordo de Paris que se orgulham de ter ajudado a conquistar, "o maior desafio da história humana".
No comunicado distribuído nesta quarta-feira (21), Christiana afirma que as mais de cem empresas de todos os setores da indústria que aderiram "estão demonstrando que avançar mais rapidamente para a descarbonização de seus negócios é um caminho para a vantagem competitiva".
Confira as 52 novas signatárias
AECOM, Alaska Airlines, Airmee, Atlantia, Bellrock Group, Black Lane, Colgate-Palmolive, Convoy, Delphis Eco, Direct Healthcare Solutions, Edmonton International Airport, Elisa Corporation, EV Private Equity, FILA Solutions, Graebel, Greencore Group, Heineken, HH Global, IGS Energy, IMI, Inn at Laurel Point, Karma Automotive, LeasePlan, LifeStraw, Lil Packaging, Lime, Mace Group, Morgan Sindall Group, Natural Capital Partners, Optimus Ride, PepsiCo, Pollination, Portland General Electric, Posti, Pregis, Protector Cellars, Quorn Foods, Rail Delivery Group, Royal Philips, Russell Group, Sainsbury’s, SecuriGroup, Sonnedix, Springer Nature Group, Storegga Geotechnologies, STV Group, Telefónica, Teleperformance, The Sustainable City, Urenco, UST e Visa.