Desde 2019, uma mulher move as engrenagens que produzem uma das marcas mais populares do planeta no Rio Grande do Sul, a Coca-Cola.
Nascida em Botucatu (SP), Celise Ritto começou sua carreira na indústria como técnica de engarrafamento, ou seja, no chamado "chão de fábrica". Duas década depois, comanda uma fábrica inteirinha.
No início da carreira, Celise tinha formação como técnica de alimentos e ainda cursava sua primeira faculdade, de Biologia, quando atuava na linha de produção da Panamco, distribuidora de Coca-Cola em Jundiaí (SP).
Depois, graduou-se em Engenharia Química e fez dois MBAs, um de gestão e outro de logística. Em 2001, tornou-se coordenadora de qualidade e passou a liderar uma equipe pela primeira vez. Dois anos depois, a multinacional mexicana Femsa comprou a unidade em que trabalhava e se transformou na maior fabricante Coca-Cola da América Latina. Um dos efeitos foi um forte investimento da Panamco, que passou a ser a maior fábrica do mundo em volume de produção do Sistema Coca-Cola, e segue assim até hoje. Nesse 2003, Celise virou chefe de qualidade dessa megafábrica.
Em 2016, a Femsa comprou da Vonpar a unidade de Porto Alegre. Três anos depois, passada a fase de transição da fábrica, Celise foi convidada a assumir a produção das duas plantas anteriormente pertencentes à Vonpar: as fábricas de Porto Alegre e a de Antônio Carlos, na região metropolitana de Florianópolis. Em rearranjo interno, hoje só comanda a "máquina de fazer Coca-Cola" gaúcha. E diz que, neste momento, seu principal objetivo é "buscar a segurança de todos".
– Foi uma decisão difícil, vir de São Paulo para um território novo, tendo de equilibrar minha vida pessoal, minha família e meu trabalho em um lugar totalmente novo. Encontrei aqui uma cultura muito enraizada da época da Vonpar, uma empresa familiar que fez um excelente trabalho na construção da sua marca aqui no Rio Grande do Sul – relata a executiva.
Criador da Vonpar, o gaúcho João Jacob Vontobel foi quem virou o jogo para a Coca-Cola no Rio Grande do Sul. Até meados da década de 1980, a marca que dominava o mercado de refrigerante do sabor cola no Estado era a Pepsi. Vontobel adotou estratégias controversas, mas eficazes, e fez os gaúchos mudarem de marca.
– Todas as experiências que tive foram uma verdadeira escola, em tantas áreas e com tantas pessoas e profissionais especiais em cada uma delas. Me preparei muito para isso e aprendi demais em cada etapa dessa trajetória – diz a executiva, que sabe que seu lugar é onde ela quiser, no chão de fábrica ou no comando das máquinas.