O jornalista Leonardo Vieceli colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço.
Uma autorização concedida ao Porto de Santos (SP) pode gerar reflexos positivos na região sul gaúcha. Calma, a coluna explica.
No final de fevereiro, o porto paulista teve homologação da Marinha do Brasil para receber navios de 366 metros, as maiores embarcações previstas para a Costa Leste da América do Sul. Com isso, a Wilson Sons espera que seu terminal de contêineres em Rio Grande, o Tecon Rio Grande, também seja beneficiado.
É que, na visão da empresa, a novidade pode destravar rotas com navios gigantes em pontos estratégicos da costa brasileira. O Porto de Santos representa a principal porta de entrada de cargas no país, e o Tecon é um dos poucos que já estavam capacitados para receber as embarcações de grande porte.
Assim, a Wilson Sons enxerga a possibilidade de o terminal gaúcho se tornar uma espécie de hub logístico do Cone Sul. Em outubro, com a homologação do novo calado do porto de Rio Grande, o Tecon confirmou sua capacidade para atender a dois navios de 366 metros simultaneamente.
"Com localização estratégica e equipamentos de ponta, o Tecon Rio Grande caminha para ser um terminal concentrador de cargas do Cone Sul. Hoje, já recebe as principais linhas marítimas que conectam a região do Mercosul com os mais importantes portos estrangeiros na Europa, Ásia e América do Norte", diz, em nota, Paulo Bertinetti, diretor-presidente do terminal gaúcho.