Com baixa perda em 2020 e planos de expansão de novo modelo de lojas em 2021, a Lojas Lebes usou toda a criatividade possível para manter as vendas em meio à pandemia.
Um dos modelos desenvolvidos "em casa" foi o Lebes Bag: o vendedor leva uma sacola com produtos até o cliente, que olha, escolhe, paga os que escolher e devolve o que não quiser.
Segundo Otelmo Drebes, presidente da empresa de varejo, modelo foi criado "em casa", baseado na experiência de alguns poucos pontos. Houve algumas adaptações e hoje, diz Drebes, é "obrigação" de toda a rede oferecer essa alternativa. Faz parte do princípio de chegar aos clientes de qualquer forma possível: na loja, no telefone, na internet, no Whatsapp e até em casa.
– Estamos trabalhando com esse modelo desde o ano passado. Com base nas compras já feitas, sabemos o tamanho de sapatos, calças, blusas. O vendedor liga, avisa que chegaram novidades e pergunta se o cliente quer que leve até a sua casa. Aí pega a sacola, enche e entrega ou deixa na portaria. O cliente escolhe, a gente leva a maquininha para pagar, e se não quiser nada, não tem problema – detalha Drebes.
O curioso é que esse modelo muito informal foi adotado por uma rede com centenas de lojas e faturamento anual acima de R$ 1 bilhão. A coluna ficou curiosa para saber se não houve casos em que algum cliente "esqueceu" de devolver a mercadoria.
– Aplicamos esse formato com clientes conhecidos, que têm um histórico conosco. E não temos problemas desse tipo, não. Ao contrário, a conversão (a compra a partir da sacola) é bem expressiva. É mais um passo da tendência global de que o cliente compra o que quiser, onde quiser e paga do jeito que quiser – afirma o empresário .