Especializada em desenvolvimento de software, infraestrutura e gestão de projetos, a Obi.tec completa um ano de mercado neste mês, o que significa que nasceu na chegada do coronavírus ao Brasil.
Mesmo lançada em meio a um período adverso, em Porto Alegre, projeta alcançar o mesmo resultado financeiro registrado em todo o ano passado ainda no primeiro trimestre deste ano.
Mauro Pires, CEO e co-fundador, admite que o bom resultado surpreendeu a equipe. Segundo ele, os rendimentos foram superiores aos que a empresa havia projetado. Com o aumento da demanda de projetos, Obi.tec prevê abrir postos de trabalho nos próximos meses. Uma das curiosidades é que todo o trabalho é desenvolvido de forma remota, e a opção foi feita antes da pandemia, quando a empresa ainda estava só no papel, para atender a um de seus valores, a liberdade.
O novo ano também será marcado pela mudança de nome, que até agora era Andrios Tech. A nova marca foi inspirada no conceito na faixa preta utilizada nas artes marciais para indicar um atleta de alto nível. Obi é o nome das faixas de tecido que os praticantes de artes marciais usam na cintura para indicar sua graduação. Ou seja, nenhuma relação com Obi-Wan Kenobi. Segundo Pires, a mensagem é de que a empresa quer se tornar uma referência nas áreas em que atua.
Em sua carteira de clientes, a Obi.tec tem nomes como a Blackboard, gigante americana da área de tecnologia educacional e a multinacional DreamShaper, ferramenta online de aprendizagem. No futuro, a empresa projeta abrir um processo de capacitação gratuito nas áreas em que atua, formando novos profissionais de TI que poderão ser contratados pela própria Obi.
* Colaborou Camila Silva