Uma das fábricas mais tradicionais do Rio Grande do Sul, a Fruki aumentou sua participação no mercado de refrigerantes do Estado, em plena pandemia. O bom desempenho está relacionado diretamente às vendas de seu sabor mais conhecido: com 30% do mercado, tonou-se a bebida desse tipo mais vendida no Estado em 2020.
Segundo a empresa, o investimento nos mercados de água tônica, citrus e uva também contribuiu para o desempenho. Em dezembro do ano passado, a fabricante alcançou seu melhor mês no setor de refrigerantes, com 8,8% do total das vendas do mercado gaúcho.
O guaraná ganhou duas versões em embalagens de 200 ml: a MiniFruki e a MiniFruki Zero. Segundo a empresa, a marca é a única a oferecer um refrigerante light neste modelo. Para Julio Eggers, diretor administrativo e de marketing da Fruki, apesar da estagnação inicial nos primeiros meses da pandemia, 2020 foi um ano para reafirmar o momento de ascensão da empresa:
— Lançamos o MiniFruki, que foi um sucesso. Mesmo que a venda da embalagem de dois litros represente a maior parte do volume, conseguimos atingir outro público e atender a uma demanda diferente de consumo com a mini.
A empresa também aumentou seu portfólio de produtos. Foi em meio à pandemia que a Fruki lançou uma linha de sucos de "caixinha". Só para para Santa Catarina, a marca criou o refrigerante sabor laranja, batizado de Laranjinha.
Para este ano, a empresa projeta, enfim, o início das obras da nova fábrica em Paverama, no Vale do Taquari, aguardado desde 2016. Além disso, também planeja transferir o centro de distribuição localizado em Caxias do Sul para Farroupilha, para ampliar a capacidade logística da empresa na serra gaúcha.