Avança com velocidade a concessão da gestão dos parques dos Aparados da Serra e da Serra Geral à iniciativa privada. Conforme a previsão, a intenção do Ministério do Meio Ambiente é definir o vencedor do leilão, realizado na semana passada, até o dia 11 de janeiro.
A informação é do senador Luis Carlos Heize (PP-RS) que vem acompanhando o processo de perto. Não foi possível anunciar o vencedor neste mês, segundo ele, porque um dos participantes apresentou um recurso administrativo.
Com edital lançado no dia 15 de outubro, a concessão dos dois parques atraiu quase quatro vezes ais interessados do que em leilões de concessão anteriores. Candidataram-se os grupos Soul Parque, Parque Sul, Agro Latina, Consórcio Aparados da Serra, Parques dos Cânions e Construcap.
O parque dos Aparados da Serra abriga o cânion do Itaimbezinho, que tem paredões com 5,8 quilômetros de extensão e 720 metros de profundidade. Fica a 18 quilômetros do centro de Cambará do Sul. O da Serra Geral fica a 23 quilômetros do centro do município gaúcho, no limite com a cidade catarinense Jacinto Machado (SC), e inclui o cânion Fortaleza, com 7,5 quilômetros de extensão, 2 mil metros de largura, a 1.240 metros acima do nível do mar.
O vencedor da licitação será responsável pela revitalização, modernização, operação, manutenção e gestão dos parques e deverá oferecer serviços de apoio aos turistas, incluindo alimentação, estacionamento e segurança. A qualidade do serviço será medida a partir de indicadores de desempenho como avaliação da satisfação dos visitantes, qualidade na gestão dos resíduos e manutenção e conservação das estruturas da concessão.