O panetone salgado da Bauducco já está gerando até memes. O produto é uma das apostas da indústria que se tornou a maior produtora de panetones do mundo, conforme a gerente de marketing, Juliana Corá. São 75 milhões do bolo de origem italiana vendidos por ano, no mercado interno e para cerca de 50 países.
Em um dos memes que mais circulam (veja imagem abaixo), aparece a frase "até outubro as coisas voltam ao normal". Em seguida, vem "em outubro:", com a foto de uma caixa de panetone salgado.
Segundo Juliana, tanto esse produto "disruptivo", que desafia a tradição quanto os "chocotone bites" – espécie de bombons de panetone de chocolate com cobertura – fazem parte das inovações da empresa para este Natal. Os bombons são voltados para o público mais jovem, seguindo uma tendência de mercado chamada de "snackerização", derivada da palavra em inglês snack (lanche, ou "beliscada").
O panetone salgado que está nos supermercados, porém, é diferente do que é servido em fatias nas unidades da Casa Bauducco, cafeterias do mesmo grupo. O que está será vendido de forma mais massiva é uma massa macia, parecida com a da versão tradicional, e pura, sem recheio. Juliana explica que o objetivo foi oferecer uma opção mais versátil.
Pesquisas da Bauducco mostram que o panetone é muito consumido no o café da manhã, e a avaliação é de que o salgado possa se tornar um parceiro mais coringa, que pode até ser usado em sanduíches, por exemplo. Segundo a executiva, até pelo porte da empresa, foram realizadas grandes negociações com fornecedores e nada vai faltar: nem panenote, nem papelão e plástico para embalar:
– Acompanhamos essas dificuldades das empresas, mas nosso time de compras foi muito ágil e conseguiu nos blindar. Não faltará produto.
Juliana afirma que este Natal será "muito relevante" para a Bauducco. Além do aumento no consumo de indulgência (aquele em que a pessoa "se premia" por algo), avalia que deve assinalar um momento de esperança. A executiva afirma que, mesmo que a Bauducco se torne uma gigante global no setor de alimentos, faz questão de estar próxima da Região Sul, que tem fortes vínculos com a marca.