Diante da informação de que as operações da Laureate no Brasil seriam vendidas a um concorrente, o grupo Ser Educacional, que havia fechado acordo para compra em 13 de setembro, entrou na Justiça.
A Laureate comunicou em seu site internacional, nesta quarta-feira (21), ter recebido uma oferta da Ânima (dona da São Judas Tadeu, em São Paulo) que é R$ 500 milhões superior à de R$ 4 bilhões feita pelo Ser Educacional.
Esse valor, conforme a Laureate, seria "all-cash", ou seja, todo valor pago em dinheiro, enquanto o do Ser incluía troca de ações. O total, conforme a operadora internacional, seria R$ 200 milhões acima da avaliação do negócio, o que abriria espaço para o pagamento da multa de R$ 180 milhões ao Ser Educacional.
Apesar de ter sido apontado como ganhador do processo em qualquer cenário, porque ficaria com as operações da Laureate ou receberia esses R$ 180 milhões da multa, o grupo de Janguiê Diniz avalia que "houve divergência entre as partes em relação ao válido exercício do direito de go-shop (cláusula do acerto que permitia o recebimento de novas ofertas) e, em razão dessa divergência, o assunto será discutido judicialmente".
Conforme o Ser Educacional, seu pedido de tutela cautelar obteve decisão liminar favorável na terça-feira (20) e manteve o acordo anunciado no dia 13 de setembro. Para lembrar, o negócio que inclui duas universidades do Rio Grande do Sul, UniRitter e Fadergs havia recebido oferta de R$ 4 bilhões (dos quais R$ 1,7 bilhão pagos em dinheiro) do Ser Educacional, mas atraiu interesse também da Yduqs e da Ânima.
Ambas chegaram a se comprometer com a venda de parte de suas escolas para ficar com a Laureate. Essa providência é necessária para evitar concentração de mercado e, portanto, risco de restrições do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A Ânima é dona da Universidade São Judas Tadeu, de São Paulo, mas não tem relação com a Instituição Educacional São Judas Tadeu de Porto Alegre, que tem colégio e faculdade.
A Laureate no Brasil
Tem cerca de 50 campi em 13 cidades de sete Estados e mais de 500 centros de ensino à distância. No primeiro trimestre deste ano, tinha 267 mil alunos, 82% dos quais na modalidade presencial e com mais de 800 em cursos de medicina.
QUEM FICOU NA DISPUTA
Ser Educacional
Criado em 1994, como curso preparatório a concursos, tem cerca de 50 instituições concentradas no Norte e no Nordeste, com a marca Uninassau. Tem 184,8 mil alunos e receita de R$ 1,75 bilhão.
Ânima
Tem cerca de 115 mil estudantes matriculados em cursos presenciais em campi em Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Bahia e Sergipe. A empresa não tem unidades no Rio Grande do Sul. Uma de suas escolas mais conhecidas é a São Judas Tadeu, de São Paulo. Em 2013, comprou a HSM, de educação e eventos corporativos e em 2019, fez parceria com a Singularity University, do Vale do Silício.