Em dois anos, o Rio Grande do Sul saiu do quinto para o oitavo lugar no Ranking de Competitividade dos Estados (veja lista completa abaixo). Duas posições foram perdidas entre 2018 e 2019, e mais uma do ano passado para este. A ferramenta de avaliação e comparação de desempenho é elaborada pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
Pelo terceira vez seguida, São Paulo segue na primeira colocação e Santa Catarina permanece na segunda. O Paraná voltou para o quarto lugar, como em 2018..
A avaliação é realizada há nove anos pelo CLP, em parceria com a B3 (a bolsa de valores do Brasil), a Tendências Consultoria e a Economist Intelligence Unit, ligada à revista britânica Economist. Conforme avaliação da CLP, os Estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste concentram-se na metade superior do ranking, com os do Norte e Nordeste ocupando as últimas posições. O problema é que o Rio Grande do Sul vem se aproximando das últimas posições da primeira metade.
Há alguns consolos: o Estado mantém boas colocações em alguns dos 10 pilares temáticos em que o estudo se estrutura. As melhores são em eficiência da máquina pública (2º), inovação (2º). Mas o ranking confirma que o Rio Grande do Sul tem a pior situação das contas públicas, com o último lugar (27º) no indicador de solidez fiscal pelo segundo ano consecutivo. Também houve baixo desempenho em infraestrutura (19º) e capital humano (17º), neste caso mais surpreendente, com perda de duas posições em relação a 2019.
Sinal da relevância do ranking, os resultados deste ano serão apresentados em uma teleconferência marcada para as 10h desta quinta-feira (16), com participação de oito governadores. Eduardo Leite vai debater exatamente o tema no qual o Rio Grande do Sul ganhou nota zero, solidez fiscal, ao lado de um companheiro de infortúnio, Romeu Zema, de Minas Gerais.
As demais posições do RS
Sustentabilidade social 4º
Segurança pública 9º
Educação 10º
Sustentabilidade ambiental 13º
Potencial de mercado 17º
O ranking de competitividade da CLP
1. São Paulo
2. Santa Catarina
3. Distrito Federal
4. Paraná
5. Espírito Santo
6. Mato Grosso do Sul
7. Minas Gerais
8. Rio Grande do Sul
9. Mato Grosso
10. Ceará
11. Rio de Janeiro
12. Goiás
13. Paraíba
14. Amazonas
15. Alagoas
16. Rondônia
17. Pernambuco
18. Bahia
19. Tocantins
20. Rio Grande do Norte
21. Amapá
22. Sergipe
23. Maranhão
24. Pará
25. Roraima
26. Piauí
27. Acre