Especializada em análise de imagens, a startup gaúcha Meerkat foi comprada pela Acesso Digital, empresa que desenvolve produtos de identificação digital para empresas.
Com sede em São Paulo, a empresa se apresenta como a primeira IDtech brasileira, nome dado para startups desse segmento. A negociação faz parte da nova área de M&A (fusões e aquisições) criada pela empresa em janeiro, com aporte da e.Bricks.
A Meerkat já fornecia tecnologia para a Acesso Digital, como validação de identidades com reconhecimento facial, e AcessoRH, de contratações a distância. A startup também desenvolve ferramentas como liveness detection (detectação de vida, que combina dados para não identificar apenas por uma característica, como face ou voz) e OCR, que poderão ser utilizadas em produtos com foco em proteção de dados. ,
Segundo Paulo Alencastro, diretor-executivo da Acesso Digital, a negociação começou antes, mas foi finalizada durante a pandemia:
— Todas as partes envolvidas saíram felizes com a operação, mas foi muito desafiador. Estávamos discutindo pontos delicados, sem aquela sensibilidade que as reuniões presenciais permitem. Deu tudo certo, mas talvez (presencialmente) teríamos discutido os pontos de forma mais rápida. Por conta da pandemia, precisamos de mais tempo para discutir a aquisição com clareza.
A Acesso tem como base o modelo acquihiring, termo em inglês usado para definir quando uma compra de empresa não é feita apenas pelo que produz, mas também pelos talentos existentes no seu quadro de funcionários.
— Construir um produto do zero é extremamente desafiador. É um processo que demanda muito tempo. A Meerkat, que já nos fornece uma de suas soluções, traz esse know-how e uma equipe muito qualificada — afirma Alencastro.
A sede da Meerkat em Porto Alegre vai operar como um novo escritório da Acesso Digital na cidade. Os funcionários da startup serão mantidos na nova operação:
— O principal ponto de mudança é que teremos um polo de tecnologia em Porto Alegre focado em visão computacional. Por isso, já temos vagas de emprego, porque cresceu a necessidade de buscar pessoas capacitadas.
Além da sede em São Paulo e do novo escritório e Porto Alegre, a Acesso Digital também tem unidade em Londrina (PR).
* Colaborou Camila Silva
Leia mais colunas de Marta Sfredo