Cinco empresas foram selecionadas pela Incubadora Tecnológica da Universidade do Vale do Taquari (Inovates) em um formado um pouco diferente do comum para o centro de inovação, mas imposto pelo "novo normal" da pandemia. Pela primeira vez, a incubadora realizou as bancas de aprovação por meio de uma plataforma online.
No novo formato de avaliação, a Inovates aprovou as seguintes empresas: PróBios, que produz alimentos a base de kefir (uma espécie de bebida fermentada); VDKB, que produz kombucha (um tipo de chá); Podange, fabricante de artigos de vestuários; Alquimista de Sabores, produtora de geleias e TermoChima, produtora de termômetros para chimarrão.
A seleção para novos projetos é promovida periodicamente pela Inovates. Nessa fase, os empreendedores apresentam seus planos de negócio, desenvolvidos na fase pré-incubação, para a avaliação de um grupo de especialistas. Após a aprovação, as empresas passam a contar com o apoio e a infraestrutura do centro tecnológico para o desenvolvimento do projeto apresentado.
As propostas foram avaliadas com base em critérios como capacidade empreendedora da equipe, grau de inovação do produto e do modelo de negócio, previsões de investimento e de retorno, estratégias de mercado, preparo técnico e capacidade de gestão dos sócios.
Segundo Marcela Mendes Salazar Mingireanov, que está à frente da PróBios, a expectativa é de que a incubação auxilie no desenvolvimento dos produtos e amplie a presença da empresa no mercado da região.
* Colaborou Camila Silva