O jornalista Leonardo Vieceli colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço.
A confirmação de dados positivos do comércio varejista e da indústria, em maio, fortalece a leitura de que a economia brasileira pode ter deixado para trás o fundo do poço. O cenário traz alívio, mas ainda não causa empolgação. Incertezas seguem no radar em razão da pandemia. Basta ver o caso do Rio Grande do Sul. Nas últimas semanas, empresas tiveram de paralisar operações no Estado, devido ao aumento dos casos de coronavírus.
Nesta quarta-feira (8), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que as vendas do comércio varejista cresceram 13,9% no país, em maio, frente a abril. Em termos percentuais, é a maior alta da série histórica, iniciada em 2000. O avanço está relacionado, em parte, à base fraca de comparação. No quarto mês do ano, por causa da pandemia, as vendas desabaram 16,3%.
Economista-chefe da Ativa Investimentos, Étore Sanchez afirma que, apesar das dificuldades, a recuperação do setor pode vir em velocidade mais rápida do que a planejada inicialmente:
– Voltamos a respirar, o coração bateu em maio. Abril foi o fundo do poço. Não quer dizer que estejamos fora dele. Ainda estamos dentro, mas em um patamar mais elevado.
No Rio Grande do Sul, o avanço do varejo em relação a abril foi maior do que o nacional, de 17,7%. Frente a maio do ano passado, contudo, houve queda de 3,1%. Nesse tipo de comparação, o Brasil teve baixa de 7,2%.
O IBGE também confirmou, nesta quarta-feira, que a produção industrial cresceu em 12 dos 15 locais pesquisados no país. No Rio Grande do Sul, a alta foi de 13,3% em maio, ante abril. Já na comparação com igual período do ano passado, o Estado amargou tombo de 27,3%.
Nos próximos meses, o volume dos negócios seguirá atrelado ao comportamento da covid-19. Novos números positivos são essenciais para haver algum respiro no mercado de trabalho, que costuma reagir depois do que o restante da economia. As incertezas, tão citadas por economistas, dificultam uma projeção mais clara neste momento.