
Para tentar manter o fluxo de caixa enquanto não podem manter as portas abertas, cervejarias de Porto Alegre estão apostando na criatividade. A Distrito Brewpub, que funciona na Avenida Amazonas, criou uma modalidade de delivery que chamou de happy hour virtual. É o substituto de um hábito dos clientes, de ligar para reservar mesa. O sistema funciona assim: o cliente entra em contato com o bar e reserva uma mesa virtualmente, com pelo menos mais três pessoas. Os participantes fazem seu pedido e recebem, cada um no endereço informado, na mesma hora.
O custo da entrega é revertido em créditos para consumir no bar depois de passado o período de isolamento social. Segundo o proprietário da cervejaria-pub, Frederico Ottoni, as mesas virtuais de três a cinco participantes tem desconto de 10% nos pedidos, as formadas por mais de cinco pessoas recebem um desconto de 15%:
– Com as dificuldades econômicas que atingem a todos, precisamos construir soluções criativas nas modalidades e flexibilizar em taxas e preços para sobreviver a tudo isso.
O encontro virtual pode ser marcado no telefone (51) 998800305 a partir das 13h. O estabelecimento também está atendendo pedidos individuais para entrega por este número e acrescentou seu cardápio de cervejas, pizzas e drinques no aplicativo Ifood.
Assim como o Distrito Brewpub, a cervejaria Macuco, no centro histórico de Porto Alegre, também está entregando a bebida para manter o atendimento aos clientes. Para melhorar a proposta, criou um combo: as latas de cerveja que fabrica podem ir acompanhada dos hambúrgueres feitos pela parceira Praia Burger Poa.

Por meio do perfil do Instagram da Macuco (@cervejamacuco) ou por telefone, os clientes escolhem os produtos e agendam a entrega. Quem comprar cinco unidades leva seis e tem frete grátis, caso resida no Centro Histórico, na Cidade Baixa, no Bom Fim ou no Menino Deus. Para os demais bairros da Capital, o valor da entrega é de R$ 5.
Segundo uma das fundadoras da marca, Fernanda Nascimento, a produção da cerveja também parou por conta da pandemia do coronavírus. Os produtos vendidos por meio do delivery são de estoque. Ela relata que a ideia surgida nessa crise, a combinação entre hambúrgueres e cerveja deu tão certo que deve ser mantida quando tudo voltar ao normal:
– É uma rede de apoio, somos duas pequenas empresas buscando nos fortalecer.
* Colaborou Camila Silva