Mesmo depois da inauguração formal da semana passada, as obras seguem na área de embarque do aeroporto Salgado Filho. A área comercial, como a coluna já adiantou, terá muitas operações locais, como um ponto de venda da Lojas Renner, uma megaloja da Caracol, agora sob administração da Florestal, e três bancas da Cameron. Mas um espaço já está reservado — e identificado — para uma rede internacional, presente em quase todos os grandes aeroportos ocidentais.
É a Hudson News, originalmente uma banca de jornais e revistas, atualmente convertida em um minishopping de objetos de viagem e outros produtos diversos. Foi criada em 1926, pela família Cohen, para distribuir jornais em Nova York e Nova Jersey. No final de 2007, porém, o grupo vendeu o negócio Hudson News para o fundo de private equity Advent International Corporation, no Rio Grande do Sul dono da rede Quero-Quero e dos supermercados Nacional e Big, comprados da americana Walmart.
No mundo, a Hudson News tem cerca de 600 pontos de venda, e continua sendo a única banca de jornais com marca da América do Norte. Boa parte dessas unidades estão em aeroportos. A empresa informa que passam por suas lojas cerca de 4 milhões de passageiros por dia. Agora no Porto Alegre AirPort, como a Fraport chama o Salgado Filho, esse número vai aumentar um pouquinho.