O Instituto Estadual de Educação Guilherme Clemente Koehler, de Ijuí, no noroeste do Estado, é finalista da sexta edição do Prêmio Respostas para o Amanhã. Desenvolvido pela Samsung, com coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), o projeto estimulou estudantes a desenvolver soluções de baixo custo que contribuíssem para a melhoria da qualidade de vida da população e reduzissem impactos ambientais. Até o dia 29 é possível votar por meio do site. Os vencedores serão anunciados no dia 30.
Os estudantes gaúchos desenvolveram pavimentos intertravados (que pode ser utilizado em calçadas) substituindo areia por resíduos da reciclagem de postes
de concreto que, ao atingir a vida útil, eram descartados.
A pesquisa foi orientada pelo professor Luís César da Cruz de Souza.
– Soluções como as apresentadas pelo instituto, além de uma enorme relevância social, mostram o potencial de ideias inovadoras que jovens brasileiros têm a compartilhar em benefício da sociedade. O projeto tem poder transformador de motivar o aluno na sua etapa de desenvolvimento se tornando um estímulo para esses jovens – afirma Isabel Costa, gerente de cidadania corporativa da Samsung Brasil.
As iniciativas selecionadas pelo projeto adotam o conceito STEM, sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática, abordagem que tem a característica de engajar estudantes em atividades práticas que envolvem vários temas. O projeto vencedor será contemplado com uma viagem para São Paulo, para participação no Prêmio Respostas para o Amanhã (América Latina). Além disso, cada aluno da equipe vencedora será contemplado com um smartphone Samsung.
* Colaborou Camila Silva
Atenção: em breve, você poderá acessar o site e o aplicativo GaúchaZH usando apenas seu e-mail cadastrado ou via Facebook. Não precisará mais usar o nome de usuário. Para saber mais, acesse gauchazh.com/acesso.