Desde que surgiu a informação de que Gramado teria um Parque da Mônica, a coluna andava curiosa para saber mais, mas não havia muita informação disponível. Agora, a empresária Manuela da Costa aceitou dar mais detalhes à coluna sobre como nasceu o negócio e como vai se organizar a Vila do Limoeiro da serra gaúcha. Além de roda-gigante, carrossel e montanha-russa, haverá casas nas quais crianças e pais poderão interagir com atividades diferentes das habituais nos parques.
– Vai ter muita tecnologia nos equipamentos, mas para que as crianças interajam mais. Uma das atrações é ajudar o Cascão a tomar banho. Terão de consertar o encanamento para garantir que saia água de um chuveiro, com ajuda da família – descreve Manu, como a empresária é conhecida.
Também haverá brincadeiras em outras casas. Na da Mônica, será preciso fazer uma arrumação para assistir a um show. Para completar a Vila Limoeiro, haverá até lojas e serviços, como uma clínica veterinária. Outra característica, detalha a empresária, será a oferta de atrações para pessoas com deficiência, um dos focos de Maurício de Sousa, o criador dos personagens. O carrossel terá local para cadeirantes e estão sendo criadas experiências sensoriais baseadas na personagem Dorinha, que é deficiente visual.
– Terá todas as atrações habituais, mas com mais conteúdo pedagógico. E tudo poderá ser feito junto com os pais. Os equipamentos vão suportar mais peso, quando houver necessidade de usar uniforme, vai ter para adultos – detalha Manu.
O Parque da Mônica da Serra nasceu em novembro passado. Manu, que preside a Associação dos Parques Temáticos da Serra Gaúcha (Apasg), foi a Orlando para uma feira da Iaapa (sigla em inglês da Associação Global para a Indústria de Atrações). Queria fornecedores e inspiração para um parque infantil em Gramado, que considerava faltar na cidade, especialmente focado para crianças menores.
– Quando cheguei, vi que a capa da revista da Iaapa era Turma da Mônica. Deu orgulho de ser brasileira, mas na hora nem pensei em algo mais objetivo. Fui a um evento paralelo e conheci o CEO da Maurício de Sousa Produções, o Mauro de Sousa. Foi aí que começou a conversa – conta Manu.
O investimento total no negócio será ao redor de R$ 40 milhões, entre duas empresas – Parque de Diversões Gramado e Parque Tomasini – e três sócios. A Maurício de Sousa Produções entra com as licenças dos personagens e a produção de conteúdo.