A abertura de uma unidade Dufrio One em São Paulo, nesta quarta-feira (14), marca uma nova etapa para a empresa que vende equipamentos de refrigeração e climatização fundada há 22 anos em Porto Alegre. Em tese, é uma loja, mas tem ambientes totalmente montados – e funcionando, como uma cozinha em que se pode fazer comida de verdade. A iniciativa marca também a mudança de geração no comando dos negócios. Quem toca o projeto de
R$ 20 milhões – quase um quarto em tecnologia – é Guillermo Zanon, de 28 anos.
– A ideia é ter um show room com experiência do produto com todos os aparelhos funcionando. É uma loja física, com um Espaço One dentro dela. Vamos começar em São Paulo e levar a outros lugares do Brasil – detalha.
Na loja, sala de estar tem climatização funcionado, na cozinha todos os equipamentos podem ser acionados, há adega climatizada em operação e é possível ter controle por automação, relata Zanon. Como os produtos que vende consomem muita energia, a empresa de venda e montagem vai oferecer também o pacote completo para instalação de placas fotovoltaicas, que geram eletricidade a partir da luz do sol. Inclui desde o desenho do projeto até a fiação.
Com os resultados do ano passado, a Dufrio conquistou um lugar no seleto grupo das empresas com faturamento bilionário no Rio Grande do Sul: somou R$ 1,3 bilhão em vendas. São 2 mil funcionários espalhados por 24 operações de atacado e varejo em 13 Estados.
– Tivemos uma caminhada super-rápida. Tudo começou com um incêndio, em 2006. Precisamos buscar dinheiro para recuperar as perdas com o fogo e a interrupção das vendas, e isso nos forçou a buscar a expansão – relata Guillermo, que na época tinha 16 anos e já começou a ajudar a família no esforço de retomada. – Estava no segundo ano do colegial, e havia grande risco de a empresa ir à falência. Então, foi um teste até para saber se havia sentido manter a empresa na família.
A partir de 2011, o que foi um crescimento reativo virou uma expansão planejada, relata o empresário. A diretoria se profissionalizou, foi feito um planejamento estratégico e começou o processo de sucessão. Guillermo assumiu a vice-presidência e, mesmo durante o período de maior crise, a receita cresceu 5% ao ano.