Uma semana de dólar a R$ 4
Na semana que começou antecedida pelo anúncio
de que o Banco Central venderia dólares das reservas pela primeira vez em uma década, a cotação da moeda americana não baixou de R$ 4.
O mais curioso foi a aparente falta de apetite, já que sobraram verdinhas ofertadas pelo BC.
Inflação na casa própria
A Caixa, com 70% do crédito habitacional no Brasil, anunciou linha de financiamento com juro menor, mas com prestação que varia com a inflação. Criou uma oportunidade, porque de fato a parcela fica menor no curto prazo, mas também uma incerteza em tempos de alta do dólar e crise global, que pressionam os preços aqui dentro.
Vai privatizar ou não vai?
Foi confuso o anúncio da lista das estatais privatizáveis. O ministro da Economia, Paulo Guedes, prometeu 17, o grupo do Programa de Parceria de Investimentos (PPI) apresentou nove e ainda condicinou algumas. A equipe econômica sinalizou que a Petrobras vai "entrar na faca", expressão que Guedes adora. Correios e Eletrobras são as maiores, Ceitec e Trensurb , as gaúchas.
Verbos em fogo
Declarações polêmicas do presidente Jair Bolsonaro ajudaram a criar uma nuvem de fake news sobre queimadas na Amazônia. O presidente da França, Emmanuel Macron, incluiu o tema na pauta do G7, e ameaça cancelar o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.