Quem conhece bem o mercado já esperava, mas agora é oficial: a WeWork, espécie de Uber do coworking, estreia até dezembro em Porto Alegre. Lucas Mendes, diretor-geral da empresa no Brasil, detalha que o primeiro espaço WeWork na capital gaúcha será no edifício Mr. Shan Business Offices, na esquina da Avenida Carlos Gomes com a Rua João Caetano.
– Porto Alegre tem demanda reprimida, vamos começar com um prédio, mas logo teremos outros.
Terá capacidade para 700 clientes, de profissionais liberais individuais a multinacionais. Além das áreas compartilhadas divertidas, usuários da WeWork podem usar a conexão e a rede física global, dos Estados Unidos a Argentina, passando por Índia e China – ao todo, a rede atua em 27 países. No Brasil a empresa tem 19 unidades em três capitais, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.
Por meio de aplicativo, o cliente – chamado de “membro” na rede – reserva espaço temporário em qualquer unidade no mundo. No Brasil, detalha Lucas, a WeWork não atua em franquia, tem conexão direta com a central americana. Com os proprietários de imóveis nos quais se instala, usa compartilhamento dos aluguéis que cobra.
A confirmação da chegada da WeWork a Porto Alegre coincide com os primeiros passos da oferta inicial de ações da empresa nos Estados Unidos. Nas especulações de mercado, a avaliação da terceira maior startup dos Estados Unidos varia entre US$ 20 bilhões e US$ 50 bilhões. Lucas diz que não comenta, mas faz questão de lembrar que “faz parte da mesma coisa”.