Ameaçada de extinção ou privatização, a Ceitec tratou de se agilizar. A estatal federal apresentou nesta sexta-feira (5), em Brasília, uma solução com chip para a produção de pneus. O desenvolvimento foi realizado em conjunto com a multinacional de origem italiana Pirelli. Representantes das duas empresas mostraram os resultados em reunião no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que deverá definir o destino da Ceitec. O ministro, Marcos Pontes, estava presente.
A solução foi desenvolvida ao longo de mais de dois anos de trabalho pelas equipes de Pesquisa e Desenvolvimento das duas empresas. O tipo de solução apresentada na Esplanada dos Ministérios representa a entrada da Ceitec no conceito de internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) na aplicação em pneus.
Já com patente registrada, a ferramenta permite rastreio, identificação, conectividade e geração de dados para acompanhamento de desempenho dos pneus.
A meta da Ceitec e da Pirelli é iniciar a oferta dessas soluções ao mercado ainda em 2019 para alguns modelos de pneus. A Ceitec está na mira do secretário especial de Desestatização, Salim Mattar, mas parece ter no ministro de Ciência e Tecnologia um aliado para, ao menos, evitar a simples extinção.