Mudanças na Vale
Diante do risco de ver suas ações rotuladas de "lixo" (classificação abaixo do grau de investimento) por duas agências de análise de risco , a Vale afastou o seu presidente, Fabio Schvartsman, e mais três diretores da empresa envolvida em dois desastres em menos de quatro anos. Em tese, é temporário, na prática ninguém espera a volta dos executivos.
A companhia demorou para tomar a decisão necessária, que ocorreu em pleno Carnaval.
Tuítes presidenciais
Na terça-feira, o presidente Jair Bolsonaro publicou um vídeo com imagens obscenas em seu Twitter, o que gerou incômodo dentro do governo e no mercado financeiro, por ter repercutido muito – e mal – na imprensa internacional. Alertado sobre o efeito negativo do episódio, Bolsonaro voltou a falar e a tuitar sobre a reforma da Previdência, assunto que o governo diz ser a prioridade número 1 de seu governo.
No clube dos bilionários
Na lista de bilionários divulgada pela Forbes no dia 5 de março, uma das estreias foi a do empresário catarinense Luciano Hang, dono das lojas Havan, que começou no ano passado a estender sua rede no Rio Grande do Sul. Fervoroso apoiador de Jair Bolsonaro, Hang entrou para o ranking por ter patrimônio avaliado em US$ 2,2 bilhões (R$ 8,5 bilhões, pela cotação atual), ocupando o 1.057º lugar. À coluna, Hang disse que a inclusão gerou "muita" repercussão, e a atribuiu a muitos anos de trabalho e perseverança, acreditando em fazer o diferente e que tudo é possível".
Tombo chinês
A divulgação da queda de 20,7% nas exportações da China em fevereiro, ante o resultado de janeiro, abalou as bolsas asiáticas e espalhou preocupações nos mercados financeiros globais. O vigor do crescimento chinês está em dúvida há anos, com discussões se será um pouso suave ou de emergência. Até por estar se estendendo no tempo, já pode ser considerado suave, mas tem lá seus solavancos.