A velha senhora da tecnologia – com origem ainda no século 19 – também é protagonista da era da inteligência artificial (IA). Têm a marca da IBM, no mundo, além do já famoso Watson, a plataforma de IA da IBM para negócios, o desenvolvimento da Bockchain World Wire, nova rede global de pagamentos, e, no Brasil, a Bia, a inteligência artificial do Bradesco. Tonny Martins, CEO da IBM, vem a Porto Alegre para o Ciclo 2030, debate promovido pela Amcham nesta terça-feira (26) para discutir os impactos da tecnologia e a sobrevivência dos negócios no futuro. Antes de desembarcar, Martins conversou com a coluna.
Brasil
“A gente continua otimista com o Brasil e trabalhando para que tenhamos um país cada vez mais próspero. Continuamos firmes, otimistas e muito focados. Queremos trabalhar com todo o ecossistema de inovação no país e seguir na trajetória de crescimento. Estou há dois anos à frente da IBM no Brasil. Em 2018, ganhamos participação no mercado, crescemos muito. O foco é oferecer soluções para ajudar nossos clientes na reinvenção digital.”
Watson
“Sobretudo no Brasil, a IBM é protagonista da maior revolução tecnológica dos últimos tempos. A inteligência artificial está no centro das novas tecnologias. Por meio da nossa plataforma Watson, estamos protagonizando essa transformação. A reinvenção digital pode trazer grandes benefícios. Primeiro, no redesenho da experiência do cliente, com soluções personalizadas, mas de forma massificada, escalável e, ao mesmo tempo, acessível.”
Disrupções
“Temos atuado de forma intensa no setor de cuidados com a saúde. No varejo, temos o primeiro perfume cognitivo: a pessoa responsável pela criação do perfume tem um Watson, e acesso a uma combinação exponencial para auxiliar a escolher a mehor fragrância. Nos bancos, o caso mais fomos é o da Bia. Usamos nossos centros de computação, que têm nível de automação e inteligência artificial que são referência no mercado digital.”
Blockchain
“Estamos trabalhando na primeira rede para serviço de financiamento de pagamento usando blockchain. É o primeiro e da América Latina, que terá uma série de parceiros para escalar soluções. Também temos soluções que ajudam empresas a repensar seu modelo de insight. Criamos uma fábrica virtual, com dados, sensores, sistemas, máquinas.Temos aqui ainda a Garagem de Inovação, um grupo de especialistas nas áreas de indústria e processos para criar soluções de valor agregado. Trabalhamos muito o ecossistema para levar soluções inovadoras para empresa médias e pequenas.”