O que começou com uma conversa informal entre dois empresários inovadores de Porto Alegre – Cassio Bobsin, da Zenvia, e José Renato Hopf, da 4all, vai se transformar em um marco: a primeira venda com pagamento via WhatsApp por meio de interação do consumidor com um chatbot no Brasil – talvez da América Latina. Representantes das empresas relatam que não há registro de um negócio anterior do mesmo tipo na região. Representa o pioneirismo do Rio Grande do Sul na aplicação da inteligência artificial nos negócios.
A estreia vai ocorrer com um teste rápido: amanhã, a Uhuu, empresa da qual a 4all é sócia – vai vender 20 ingressos e 20 copos promocionais do espetáculo de origem argentina Fuerza Bruta, que está em cartaz até o próximo domingo (24) em Porto Alegre. Parece trivial, mas é resultado de tecnologia desenvolvida na capital gaúcha, por empresas 100% locais, que começa a oferecer uma funcionalidade presente na ferramenta de troca de mensagens pessoais na China, o WeChat, que permite o pagamento sem sair da plataforma.
Bobsin contou à coluna que, durante um almoço com Hopf, ambos à frente de empresas de perfil inovador, surgiu a ideia de fazer algo em conjunto. O presidente da Zenvia sugeriu, e o criador da 4all topou na hora. Ao contar que o desenvolvimento levou três meses, o tom de Bobsin sugere um período longo. Diante da surpresa, explica:
– Costumamos trabalhar com prazos curtos e métodos ágeis. Precisamos garantir que problemas sejam rapidamente resolvidos. Esse desenvolvimento demorou três meses porque desenvolvemos a tecnologia de base. A partir de agora, pode ser utilizada por qualquer empresa.
O que a Zenvia faz, com unidades em Porto Alegre – aquela que tem tobogã e churrasqueira – e São Paulo, é desenvolver o que chama de "plataforma conversacional" com tecnologia própria. Basicamente, "ensina" uma máquina a interagir com humanos, dando respostas coerentes. Um dos objetivos da empresa é vender o serviço a clientes. Hoje, sem a opção de pagamento integrada, os serviços de mensagens por WhatApp com chatbot custam a partir de R$ 800 mensais. Bobsin disse ainda não saber quanto cobrará pela opção de pagamento.
Segundo o CEO da Uhuu, Rafael Lemos, quem já comprou ingressos com a empresa poderá fazer a operação sem sair do WhatsApp. Quem ainda não está cadastrado será direcionado a um site seguro para incluir dados do cartão de crédito. Até o final de abril, estima Lemos, a empresa pretende expandir essa opção de forma ilimitada para compra de ingressos e outros produtos da Uhuu.
Líder de transformação digital da 4all, Felipe Keller adianta que a empresa fundada pelo criador do BanriCompras e da GetNet também usará a plataforma em seus negócios futuros, assim como oferecer o serviço para clientes.
– Trabalhamos em parceiria com a Zenvia para integrar formas de comunicação com a plataforma de pagamentos da 4all, usando a plataforma preferida pelo consumidor hoje. Também estamos construindo um produto para oferecer ao mercado. Temos certeza de que é a primeira no Brasil. Na América Latina, se alguém já fez, não anunciou.