Um nome pouco familiar aos gaúchos está se tornando mais conhecido com o início do segundo turno do campeonato brasileiro de futebol. Patrocinadora do jogos do Brasileirão, a Assaí Atacadista não tem, obviamente, baixo orçamento. Apesar do nome que tem ar de mercado de bairro, é a rede de atacado do Grupo Pão de Açúcar (GPA, do grupo francês Casino, maior varejista do Brasil), dono também da rede Extra.
Fundada em São Paulo em 1974, foi comprada em 2007 pelo GPA, que fez o número de lojas saltar de 14 para 132. Presente em 18 Estados, o Paraná é o mais perto do Rio Grande do Sul a que a Assaí chegou. São duas em Londrina e uma em Maringá, que em três meses vão ganhar a companhia da primeira unidade na capital do Estado, Curitiba.
Apesar de já ter desembarcado no Sul, a Assaí informou à coluna que não há, no momento, previsão para abrir no Rio Grande do Sul, apesar de estar em forte expansão. Em 2017, fechou o ano com faturamento de R$ 20,1 bilhões, aumento de 28%, o maior da categoria, em relação ao ano anterior.