Depois de um longo jejum, vai ter investimento no polo petroquímico de Triunfo.
A Arlanxeo, empresa formada por associação entre a alemã Lanxess e a saudita Saudi Aramco, quer tornar mais flexível a produção na planta gaúcha. Atualmente, a unidade gaúcha da empresa só processa borracha de butadieno-estireno em emulsão (E-SBR),
usada em pneus de automóveis e caminhões. A unidade corresponde à da antiga Petroflex.
Durante a obra, serão gerados 500 empregos em Triunfo. A empresa quer processar também tipos mais avançados, para pneus de alta performance, a partir de 2020. Para isso, vai investir "dezenas de milhões de euros", conforme a empresa, entre a obra local e outra na França. A coluna perguntou, mas a Arlanxeo não revela o valor específico do projeto no Estado. Além de Triunfo, o aporte na produção alcança uma unidade da empresa na França, em La Wantzenau.
A Arlanxeo produz aqui no Estado a borracha EPDM Keltan Eco, primeira do mundo fabricada com eteno de base biológica extraído da cana-de-açúcar. Esse produto recheia a bola oficial da Copa do Mundo de Futebol de 2018, a Telstar 18. É colocada na camada de espuma logo abaixo da superfície da bola e serve de almofada para garantir características ideais de quique durante os jogos.