Na onda de desistências de operações de oferta de ações, no mercado, o adiamento do IPO da Banrisul Cartões é considerado certo. Chegou a ser anunciado ontem pela Broadcast, serviço de informações da Agência Estado focado no mercado financeiro. O banco não confirma.
A informação que circula é de que o Banrisul esperaria passar a eleição e faria a oferta em dezembro. Até o horário em que a coluna fechou, não havia fato relevante do Banrisul, embora fontes que acompanham o processo vejam tendência de seguir a onda de desistência.
O que iria à venda seria uma subsidiária do Banrisul, composta por ativos vinculados à rede Vero de cartões, o que no segmento é chamado de "mercado de adquirência". A inspiração para o movimento é a bem-sucedida abertura de capital da PagSeguro, do UOL, que rendeu US$ 2,3 bilhões (pelo câmbio atual, cerca de R$ 8,5 bilhões). No entanto, a queda de mais de 10 mil pontos na bolsa em poucas semanas provocou a desistência de muitas empresas que tinham esse tipo de plano. Fazer ofertas de ações em um momento como o atual, com tendência de queda, embute alto risco de perder dinheiro.