Vai avançar em ritmo de iniciativa privada a definição do projeto do centro de eventos de Porto Alegre, obra da prefeitura. A licitação internacional bancada pelo Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (Sindha) atraiu três grandes empresas de consultoria – Delloite, KPMG e McKinsey.
Conforme o presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky, tudo está sendo feito com acompanhamento da prefeitura, para evitar qualquer estouro de orçamento:
– Há uma verba de R$ 60 milhões, e não pode passar disso. Precisamos viabilizar a construção dentro desse valor.
A ideia da licitação surgiu de consultas a entidades sobre como deveria ser o projeto. Para não haver "achômetro", a entidade decidiu bancar a contratação, até porque não quer perder tempo. O projeto arquitetônico deve estar definido até o final de julho.
O local do centro de eventos foi definido pela prefeitura em agosto do ano passado. É um terreno de de 37 mil metros quadrados ao lado do Estádio Beira-Rio. Atualmente, parte da área é cedida ao Sport Club Internacional, que utiliza como estacionamento na Avenida Padre Cacique. O que viabiliza a construção do centro é a verba de R$ 60 milhões liberada pelo governo federal, dentro do projeto PAC Turismo. A capital gaúcha quase perdeu esses recursos pela dificuldade de definir terreno e projeto.