A ambição não é pequena: evocar a icônica Hofbräuhaus, conhecida como HB, espécie de ponto obrigatório de visita em Munique. A casa fundada em 1589 pelo duque William V da Baviera, apenas para a realeza, se tornou um restaurante popular e conhecido internacionalmente, que abriga consumidores de todo o mundo. Essa foi a inspiração para a criação da cervejaria Rasen Platz, na Rua Coberta de Gramado. O investimento na cidade chega a R$ 15 milhões, aportado pela Rasen Bier e Gramado Parks, e vai gerar 90 empregos diretos.
O eco à casa de Munique começa no tamanho: terá 2 mil metros quadrados e capacidade para atender 590 pessoas sentadas. Vai começar a servir cinco tipos de Rasen Bier, primeira fabricante de cerveja em Gramado, com cardápio elaborado por Eduardo Natalício, do porto-alegrense Bar Natalício.
O prédio pode não ter a idade da HB, mas procura replicar também a imponência: pé direito de 12 metros e porta com sete metros de altura. Na frente, junto ao calçadão, será instalado um chafariz de cerveja. Dentro, garçons e garçonetes servirão os visitantes com trajes típicos alemães.
– A ideia é remeter o visitante à Alemanha – reforça Guilherme Schwingel da Luz, um dos empreendedores.
A cervejaria começa a funcionar agora, em dezembro. Em abril de 2018, em área contígua, abre o Parque da Cerveja, que contará um pouco da história da bebida, com cursos sobre cervejas e forte interatividade. O músico gaúcho Sady Homrich, do Nenhum de Nós e expert em cervejas, está auxiliando na concepção do projeto. O projeto arquitetônico da cervejaria gramadense é da arquiteta Pollyana Pizzutti.