Anunciada na segunda-feira, depois do fechamento do mercado, a intenção do governo de privatizar a Eletrobras animou investidores em ações nesta terça-feira (22). Os dois principais papéis da estatal negociados na bolsa subiram 49,3% (Elet3) e 32,1% (Elet6). Levaram o Ibovespa, principal índice da bolsa, a passar de 70 mil pontos pela primeira vez desde 2011, com alta de 2,01%.
Como a alta nas ações da Eletrobras, o valor de mercado da empresa também subiu em cerca de R$ 9 bilhões. Em tese, isso pode levar à definição de um preço mínimo mais alto do que o previsto para as ações da estatal que serão oferecidas. Embora a modelagem para fixar preço para a oferta ao mercado não leve em conta apenas o preço dos papéis, é uma das variáveis consideradas.
Leia mais
Privatização de parte da Eletrobras muda cenário para CEEE
Setor elétrico nacional deve passar por nova rodada de privatizações
Governo desenha mudanças no modelo brasileiro de energia
O modelo de venda ainda não está definido em detalhes, mas não deve abranger a totalidade das ações ainda em poder da União, cerca de 51% do capital total. Nesta terça-feira, o governo confirmou que pretende vender suas ações mantendo poder de veto (instrumento geralmente garantido por meio de uma participação chamada de golden share). Até agora, o processo se assemelha com o que ocorreu com a Vale. Embora a companhia tenha sido declarada privatizada, sua gestão ainda é definida pelo governo.