Será realizada em Porto Alegre, no dia 10, a 16ª edição do TEDx Laçador, focado em empreendedorismo e inovação. Desde o início, a ideia era proporcionar uma experiência, não apenas a participação em um evento. Nos três últimos anos, para manter a programação, foi preciso superar o garrote da crise.
A organizadora Ana Goelzer relata que, em 2015, ainda conseguiu manter palestrantes internacionais durante um dia e meio. Em 2016, foi preciso diminuir a ambição, restringir convites a estrangeiros e a duração a um só dia.
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Neste ano, o TEDx Laçador estava previsto para abril, nos moldes anteriores ao fundo do poço da recessão. Não deu. Ana conta que foi preciso, de novo, reduzir para um só dia e conseguir patrocinadores "depois de adequar os valores à realidade". Além do Sebra, neste ano a programação tem apoio da gaúcha Superplayer, plataforma de recomendação musical.
– Além do patrocínio, temos uma série de apoiadores sem os quais também não seria possível fazer. Nós somos voluntários, os palestrantes são voluntários, os fornecedores ajudam. Muitos estão com a gente desde o começo por acreditar no poder de transformação que a gente gera.
Uma das características do TEDx Laçador é contrariar a noção de que o empreendedorismo que ganha palcos é só o da classe média branca. Além de ingressos para alunos e professores de escolas do bairro Rubem Berta – que neste ano serão distribuídos também entre os funcionários –, já chamou ex-apenados e gente de todas as cores e orientações. O tema deste ano é Novos Olhares, e propõe um aprofundamento sobre modelos mentais.
– Vamos discutir como mudar o comportamento de falar em inovação mas, na hora de decidir, pensar no futuro com a cabeça de ontem – explica Ana.