- O comportamento da Google – a empresa, não o mecanismo de busca – em dar preferência ao seu próprio sistema na comparação de preços, o Google Shopping, frente a concorrentes, será punido com multa de 2,42 bilhões de euros (R$ 8,9 bilhões). A decisão tomada pela Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia, envolve maior valor já cobrado nesse tipo de ação antitruste. A maior aplicada até agora havia sido em 2000, de 1 bilhão de euros (R$ 3,7 bilhões em valores atuais), contra à fabricante de chips Intel.
- Conforme a decisão, a Google terá 90 dias para modificar essa prática. Caso não cumpra a exigência, sofrerá imposição de multas diárias de até 5% de sua média de faturamento diário em todo o mundo. As queixas contra a gigante com base do Vale do Silício haviam sido apresentadas por concorrentes como Yelp, FairSearch e TripAdvisor.
- O Froogle, serviço da Google de comparação de preços na Europa havia sido lançado em 2004. Mudou para Google Product Search em 2008 e passou a ser conhecido como Google Shopping há quatro anos. Oferece a possibilidade de comparar preços de vários outros serviços, incluindo outros gigantes, como Amazon e eBay. A multa recorde é o primeiro sinal de que as práticas consideradas abusivas pelo competidores e pelas autoridades de defesa da concorrência podem estar com os dias contados.
- Em nota oficial, a empresa multada avisa que vai recorrer da decisão da Comissão Europeia e afirma que a apresentação dos resultados "não nos favorece ou a nenhum site ou vendedor em particular". A decisão é resultado de uma investigação que durou quase uma década sobre as práticas de negócios da Google, informou a Comissão Europeia. A principal acusação é de abusar de sua posição dominante. A decisão pode abrir as portas para apurar outras suspeitas de atuação irregular, como a que envolve o uso irregular do sistema Android para manipular o ecossistema móvel (por smartphone) de voz e dados e o uso do Adsense, que envolve anúncios online.