O desembarque físico em Porto Alegre da Méliuz – uma espécie de programa de fidelidade que, em vez usar pontos, devolve o benefício em dinheiro – foi antecedido de um incidente. A fila para pagar na churrascaria Galpão Crioulo teve a empresa como uma das protagonistas.
Agora que prepara sua festa de lançamento na Capital, a Méliuz considera o episódio um "acontecimento pontual". Segundo a empresa, problemas de rede sobrecarregaram a máquina de cartão, que ficou mais lenta.
"Para evitar atrasos e insatisfação de nossos clientes, autorizamos o pagamento da conta em qualquer máquina de cartão e reembolsamos o valor", observa a Méliuz. E o mais importante: garante ter adequado a rede para que isso não ocorra mais.
Leia mais
Lebes deve inaugurar loja no centro de Porto Alegre em agosto
Violência contra empresas motiva criação de consultoria no RS
Malharia cresce 15% no primeiro trimestre e espera seguir em alta
Para a empresa de Belo Horizonte, aquela foi uma das primeiras ações de supercashback na cidade, que serviu como teste para alinhar detalhes e dar para garantir melhores experiências para os usuários – o nome vem de "melius" (melhor em latim).
O cashback (retorno em dinheiro, em tradução livre) é um tipo de promoção em que os usuários recebem de volta parte do valor das compras. Criada em 2011, a Méliuz operava só no e-commerce no Rio Grande do Sul. Desde o fim de maio, tem cerca de 200 parceiros gaúchos, como restaurantes e postos de combustíveis e agora desembarca em lojas físicas no Estado.
O sistema funciona assim: quem paga as compras com a máquina de cartão de crédito e débito da Méliuz digita o número do celular, e o valor devolvido aparece no comprovante. O dinheiro que volta para a conta dos clientes é parte do pagamento, pelas parceiras, por anúncios no site e no aplicativo da marca.
Em uma semana, desde o lançamento em lojas físicas de Porto Alegre, Gramado e Canela, foram feitas cerca de mil transações, com R$ 37 mil em vendas. Quase 1,5 mil gaúchos baixaram o aplicativo nesse período.