A velha máxima de que tempo é dinheiro parece fazer sentido nos supermercados gaúchos. Entidade que representa as empresas do segmento no Rio Grande do Sul, a Agas aponta que o tempo médio em que os consumidores ficam em frente a cada gôndola caiu para 15 segundos.
Para ter ideia da aceleração, há cinco anos, a busca levava 40 segundos. A informação faz parte do Ranking Agas 2016, que será lançado hoje.
Leia mais
Supermercados no RS: redes adotam estratégias diferentes para crescer
Afinal, por que tantos supermercados Nacional fecham?
A nova cara dos hipermercados Walmart no Rio Grande do Sul
Para o presidente da entidade, Antônio Cesa Longo, a pesquisa mostra que o consumidor está mais atento a preços e busca maior praticidade. O ranking, que envolve 252 supermercados, também lista itens que tiveram aumento ou queda nas vendas em 2016.
Conforme a Agas, cervejas especiais, cafés em cápsulas, inseticidas, rações e produtos saudáveis fecharam o ano no azul. Sucos de soja, cortes bovinos, óleos de soja e sabões em pó tiveram baixas nas vendas.