Não é impressão, os shoppings seguem ainda com menos fluxo, sinal de que a maré baixa ainda não cedeu. O Iflux, indicador que mede a atividade comercial em shopping, desenvolvido pelo Ibope Inteligência e pela Mais Fluxo, teve em outubro nova queda de 3,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior. É o quarto mês de queda consecutiva e representa menos 8,8 milhões de visitas aos shoppings do país durante todo o mês.
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Conforme a pesquisa, os shoppings secundários, que não têm posicionamento claro e diferencial competitivo em relação aos concorrentes, são os que mais perderam fluxo no mês passado – 6,4% ante outubro de 2015. Ainda na avaliação da Ibope e da Mais Fluxo, dois terços dos empreendimentos brasileiros (64%) se enquadram nesse perfil. Seu oposto, chamado “dominante”, vai bem, obrigado, com aumento constante desde julho, chegando a 3,7% de alta em outubro.
O gráfico mostra dois momentos em que os consumidores testaram a volta às compras – entre março e abril e uma tentativa mais tímida em junho –, mas o movimento segue baixo. Como os demais indicadores da crise, “despiorou” – já houve quedas maiores. Na média, ainda não engrenou.