Nada como remover conceitos e pré-conceitos e pôr mãos à obra: a coluna foi testar as soluções da 4all no primeiro empreendimento que adotou a ferramenta de forma abrangente, o Shopping Total. Um grupo de jornalistas foi convidado a verificar, na prática, as funcionalidades da proposta que integra aplicativos e meio de pagamento. Houve dificuldades no cadastramento e nos pedidos feitos na mesa da praça de alimentação do shopping, mas a compra em uma das lojas foi eficaz e rápida (a conta foi paga pela jornalista).
A experiência na praça de alimentação funciona assim: é possível fazer o pedido na mesa, pelo celular, depois de baixar o aplicativo e cadastrar o cartão. Por meio do leitor de QR Code, que já está acoplado no app e funciona com rapidez, lê-se o número da mesa e o pedido chega sem precisar entrar em filas. Entre os aperfeiçoamentos que poderiam ser feitos está a possibilidade de customizar o pedido e enxergar melhor a composição do prato - as fotos são pequenas, para quem não conhece o cardápio pode ficar mais difícil escolher.
Leia mais
O que há por trás da 4all, ''maior lançamento digital do Brasil''
Gaúcho autor de projeto bilionário criou empresa e prepara novidades
Empresa gaúcha diz que fará "maior lançamento digital" do país
O Total, explicou a gerente de marketing Carolina Toledo, está com 87 das 302 lojas já cadastradas. Na praça de alimentação, as opções mais saudáveis ainda não estão na plataforma, mas há promessa de que logo se integrem. José Renato Hopf, que acabou de ser escolhido Personalidade de Marketing da ADVB-RS, esteve lá para conferir, mas saiu apressado para mais uma reunião. Antes, avisou que tanto no shopping quanto nas demais aplicações, a 4all está agregando funcionalidades em fases, para evitar acúmulo de problemas.
O empresário, que assumiu postura ''no profile'' antes do lançamento, criando uma aura de ''mistério 4all'', agora avisa que vem aí a modalidade de pagamento offline para usuários com determinado tipo de perfil na ferramenta. Hopf também promete lançamentos e tratamento especial para consumidores das ''marcas'' Grêmio e Internacional. A proposta da 4all é unificar por meio de um só aplicativo várias experiências de compras. Tem diferentes produtos, como 4Pay, 4Food, 4Beauty, 4Park (para estacionar, não para fazer piquenique), 4Mobility e 4Service. Quer testar? Baixe o app por aqui.