Foi uma semana de luzes e sombras para o governo interino de Michel Temer. No mesmo dia, uma grande vitória no Senado e uma derrota na Câmara dos Deputados que deflagrou inquietação. Se o sucesso anima, o fracasso ensina. A combinação desses dois momentos deve depurar e impulsionar, como ajudam a mostrar os filmes escolhidos.
Da Derrota à Vitória (1935)
A coluna confessa que não assistiu ao filme, que está aqui só pelo título. John Wyatt faz um justiceiro que sai à procura dos bandidos que mataram seus pais e raptaram seu irmão Jim. Forma uma patrulha, The Singing Riders, que se vestem de preto e montam cavalos brancos. Ao reencontrar Jim, descobre que ele agora faz parte da mesma quadrilha de criminosos.
Vamos ficar devendo as cenas do filme porque só estão disponíveis em sites que exigem cadastro do público.
Veja mais
Quatro filmes sobre aposentadoria
Quatro filmes sobre presidentes dos Estados Unidos
Quatro filmes sobre as complexidades da Turquia
Procurando Nemo (2003)
Esse, a coluna assistiu, e adorou. Embora a personagem atual da saga submarina seja Dory, é importante citar o original em sua provocação de que nenhum desafio é grande demais quando a motivação é forte. Mais ainda, que o mesmo oceano que inspira medo pode ser muito divertido e despertar capacidades desconhecidas.
As Palavras (2012)
Um escritor que enfrenta problemas com sua produção literária encontra um antigo manuscrito que resolve apresentar como seu. Discute a busca do sucesso a todo custo, inclusive o de apelar a soluções fáceis e antiéticas, e da importância de merecer os resultados do trabalho.
Walt nos Bastidores de Mary Poppins (Saving Mr. Banks) (2013)
Ok, era impossível traduzir o título original, mas a escolha foi a pior possível. A persistência de Walt Disney em tentar decifrar as objeções de Pamela Travers em transformar seu clássico de literatura infantil em filme e a forma com que se conta a história dão importantes recados sobre como persuadir sem recuar nem passar do limite.