Correção: a marca Miller não deve ficar sob o guarda-chuva da AB InBev, como outros mais de 200 rótulos da SABMiller.
Já tem data a transferência do controle acionário da SABMiller para a AB InBev, que tem entre seus maiores acionistas o grupo 3G, dos brasileiros Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles. O negócio, anunciado há quase um ano, foi avaliado em US$ 104 bilhões, e deve representar concentração em uma só empresa de 30,5% do mercado mundial. Em comparação aproximada, significa que, a cada três cervejas consumidas, uma será da gigante global com acionistas brasileiros. Entre as marcas que estarão sob o mesmo guarda-chuva, estão Budweiser, Stella Artois, Corona, Pilsner Urquell. A SABMiller tem cerca de 200 marcas sob seu guarda-chuva, o que dará o novo peso à já líder AB InBev.
Conforme a Miller do Brasil, diante do cenário de recomendação do conselho de administração da SABMiller para que seus acionistas aceitem a oferta de aquisição pela AB InBev, as operações no Brasil permanecerão sem alteração até que ocorra a troca de controle acionário, prevista para 11 de outubro de 2016. O acordo internacional prevê que a franquia de marca Miller fique com a Molson Coors após a troca de controle acionário.
Ainda segundo a Miller do Brasil, a parceria com o Grupo Petrópolis segue normalmente, sem alterações até outubro, e a Molson Coors já iniciou discussões com o Grupo Petrópolis para dar seguimento ao contrato.