Cada vez mais interessada em segmentos de bebidas mais saudáveis, a Coca-Cola vai pagar US$ 575 milhões pela linha à base de soja Ades, da Unilever. A principal engarrafadora de refrigerantes da marca, a mexicana Femsa, é sócia na compra.
O valor da transação equivale a quase o dobro de toda a receita da Ades em 2015, que foi de US$ 284 milhões, resultado da venda de 56,2 milhões de caixas do leite de soja saborizado no período. A empresa foi fundada em 1988 na Argentina e tem vendas também em Brasil, México, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile e Colômbia.
A mudança de hábito dos consumidores tem feito a Coca-Cola adotar, há mais de uma década, uma estratégia agressiva de compras de fabricantes de sucos. No Brasil, a multinacional com sede em Atlanta havia comprado a Matte Leão em 2007. Mais recentemente, também comprou 40% da produtora de sucos nigeriana Chi, em janeiro passado, e uma fabricante de bebidas com base em fórmula com multigrãos na China, a Culiangwang, em abril.
Ades vai reforçar o já abrangente portfólio de marcas da Coca, que inclui vitaminwater, Powerade e Minute Maid. Para a Unilever, a transação é parte de um movimento de desinvestimento que a dona de mais de uma centena de marcas está fazendo para desacelerar a participação no segmento de alimentação e se focar no de cuidados pessoais.