Do nosso ponto de vista, eles até prestam um serviço à sociedade quando expõe os crimes dos antigos colegas. Mas imaginem os impropérios que devem estar sendo pronunciados por peemedebistas, nestes dias, sobre Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, autointitulado ''o caixa'' da cúpula do partido. Traidores sempre rendem histórias de grandes crimes e tentativas de redenção, como as que a coluna selecionou nesta semana de abundantes gravações.
Os Bons Companheiros - 1990
Uma das obras-primas Martin Scorcese, tem história marcada pela advertência ''nunca traia seus amigos, e sempre mantenha a boca fechada''. Baseado em Henry Hill, mafioso que morreu em 2012, aos 69 anos. E adivinhem o que acontece no final? Seu testemunho ajuda a prender vários ex-companheiros. Desculpem o spoiler, mas esse não é o foco do filme.
Os Suspeitos - 1995
Frank Underwood em outra encarnação, mas já causando. Suspense dos bons, que merece ser revisitado, que começa com uma explosão no cais e 27 mortos. Toda a narrativa tenta identificar o traidor, Keyser Soze, cujo perfil vai sendo descrito ao longo do filme, como o de um homem cruel e impiedoso. Pronto, evitamos spoilers.
O Talentoso Ripley - 1999
Tom Ripley usa seu ''talento'' para se aproximar de pessoas e sempre ganhar com isso, não importa a que preço. Capaz de imitar com perfeição assinatura, voz, gestos e outras características de qualquer pessoa, Ripley engana, ganha a confiança e, em seguida, trai os ''amigos'' que vai conquistando.
Trapaça - 2014
Um casal de trambiqueiros é flagrado e forçado a a colaborar com um agente do FBI, infiltrados na máfia. Usando a habilidade desenvolvida na aplicação de seus golpes, eles são tão bem-sucedidos que acabam se aproximando do círculo de políticos corruptos de Nova Jersey – sim, lá também tem. A história é um pouco confusa, mas os diálogos vão parecer estranhamente familiares.